sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Como aliar proteção solar e maquiagem sem carregar


shironosov/Stock Photo

Fazer uma maquiagem bonita e duradoura no verão não é tarefa fácil, já que a pele tende a transpirar mais que o normal. Além disso, ainda existe a preocupação com o protetor solar, que gera muitas dúvidas quanto à ordem certa de aplicação. Não bastasse esses pontos de interrogação, não é incomum que o excesso de produtos acabe resultando em pequenos problemas de pele, como cravinhos e espinhas. “A acne cosmética é muito normal nessa época, principalmente na zona T”, conta a dermatologista Mônica Linhares.

+ Maquiagem e roupa precisam combinar? Especialistas respondem e dão as dicas

Limpeza essencial

Para não correr o risco de ficar com o rosto marcado, o ideal é controlar a oleosidade, o que pode ser feito com uma limpeza mais caprichada antes e depois de retirar o make. “O principal é mesmo a boa higiene. Você pode fazer uso de um sabonete com ácido salicílico, que faz essa limpeza mais profunda e investir em produtos que controlem a oleosidade”, explica.

Uma esfoliação para remover a pele morta faz muita diferença nessa época do ano, e a periodicidade dependerá do seu tipo. “Se for uma pele resistente, como as claras, que geralmente aceitam bem esses esfoliantes, pode fazer diariamente. Uma pele mais seca e com menos hidratação precisa de um equilíbrio com hidratante, e pode usar uma ou duas vezes por semana”, indica.

A proteção solar

Afinal, a proteção da base é suficiente? De acordo com Mônica, ela ajuda, mas não deve ser a única. “O mínimo que considero ideal é o fator de proteção 30. Se a pele for morena, fica protegida só com a base”, diz. O protetor solar deve ser aplicado sempre antes da maquiagem, em quantidade generosa. “Pessoas com peles oleosas e mistas devem escolher protetores livres de óleo, como as versões em gel”, completa.

Quantidade de produto

A quantidade de produto aplicado também deve ser uma preocupação nesse período, já que muita base deixa o rosto carregado, o que vai contra o frescor característico da estação. “Se você coloca muito produto a pele fica pesada e você vai transpirar mais. Precisa de menos produto, mas não só isso, é necessário um produto diferente. Opte por uma base mais sequinha e matte, ou BB Cream, que já tem proteção e hidratante, e use menos pó para não craquelar e ficar com esse rosto mais ‘fresh’”, aconselha a maquiadora Ana Paula Basílio.

Outra dica bacana é lançar mão dos itens de maquiagem à prova d’água, que duram mais. “Eles são próprios para essa época do ano. Depende muito da pele, mas no geral, quanto menos produto melhor, e de qualidade. Às vezes vale a pena você retocar ao longo do dia do que passar demais”, alerta.

Para substituir o pó, Ana aconselha o uso dos iluminadores, para dar mais luminosidade sem carregar. “Abuse do iluminador bronze, que deixa um visual bem interessante e leve. E aproveite os batons, que dessa vez tem mais cores e são molhados, bem gloss”, complementa.

Limpe seus pincéis

Não é apenas a sua pele que precisa de cuidados, os produtos de maquiagem também ficam com impurezas extras e precisam ser limpos com mais frequência. “Procure higienizar os produtos de maquiagem com frequência, a cada duas aplicações”, finaliza Mônica.

Naiara Taborda

Informação: daquidali

Nenhum comentário:

Postar um comentário